[EN]

Missão do projecto
Apoiar e orientar na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para o III Setor, nas entidades parceiras / aderentes, através de consultoria em rede.

Objetivos Específicos
Definir e construir o Sistema Documental (Impressos, Documentos de Apoio e Procedimentos); Atualizar e completar a estrutura documental já existente, prevendo o cumprimento dos requisitos; Fornecer competências à Equipa da Qualidade para a monitorização e avaliação do Sistema; Realizar Auditorias Pedagógicas a cada entidade parceira.

Responsabilidades/Tarefas dos Intervenientes
As responsabilidades da Replicar Socialform são as seguintes: 1. Realização de auditoria pedagógica antes e no final do projeto, com vista a identificar potenciais Não Conformidades; 2. Certificar-se que os procedimentos essenciais ao Sistema de Gestão da Qualidade são estabelecidos, divulgados e implementados; 3.  Analisar e identificar as situações que possam vir a comprometer a realização dos Objetivos da Qualidade; 4. Ceder impressos, Procedimentos e Manuais de Apoio, auxiliando os parceiros na sua reestruturação e aplicação à realidade dos seguintes processos: a. Processos Chave da área sénior; b. Processo de Gestão; c. Processos de Suporte  5. Corrigir os documentos colocados na plataforma criada para o efeito, com vista a monitorizar o trabalho de cada um dos parceiros.
As responsabilidades de cada Instituição Parceira são as seguintes: 1. Disponibilizar a documentação solicitada pela consultora; 2. Cumprir o acordado nas sessões; 3. Disponibilizar os recursos necessários à implementação e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade; 4.Implementar eficientemente os documentos elaborados; 5. Implementar os processos, monitorizar, medir e avaliar; 6. Garantir o cumprimento do SGQ tal como desenhado na estrutura documental; 7. Diligenciar os resultados da auditoria final com vista a corrigir as constatações.

Metodologia
De forma a facilitar uma metodologia ativa, dinâmica e esclarecedora, cada parceiro deve levar o seu portátil com o acesso à plataforma em cada uma das sessões, permitindo assim o acesso aos documentos, e o trabalho de reformulação, atualização e construção durante as sessões de consultoria. O primeiro dia será reservado para a realização de visitas às instalações dos parceiros, de modo a efetuar uma avaliação diagnóstica e posterior análise / discussão, do cumprimento dos requisitos no contexto real e o último dia para realização de Auditoria Pedagógica. 

Participantes e Duração
Nº de Parceiros mínimos: 3 Nº de Parceiros máximos: 6 Nº de elementos presentes nas sessões por parceiro: mínimo 1 / máximo 3 Nº de meses: 7 meses Sessões de consultoria: 7 presenciais (Duração de cada Sessão de consultoria: 8h) e 5 não presenciais (correcção/trabalhos na plataforma) Locais das sessões de consultoria: As sessões decorrem alternamente nas instalações de cada Parceiro.